CONTATOS, INCLUSIVE ASSESSORIAS DE IMPRENSA:
FALE CONOSCO!

Navegue à vontade

Na coluna à direita, logo abaixo das postagens preferidas do leitor, está o ZAPPING. Através dele você tem acesso direto às noticiais do dia, nacionais e internacionais, além de informações sobre quase tudo. ZAPPING. Uma central de notícias e entretenimento em que você escolhe o que quer.

26 de janeiro de 2013

EM TEMPO DE ANIVERSÁRIOS, MINHA PASSAGEM PELO RÁDIO SANTISTA

Depois de comemorar o aniversário de São Paulo, hoje, 26 de janeiro, é aniversário de Santos, SP: 467 anos!

Morei e trabalhei nessa cidade, de 1972 a 1977. Ao chegar, fui para a rádio “Atlântica”, do grupo “A Tribuna”. Entrava às seis da manhã, saía ao meio-dia.

Das seis às sete, a emissora tocava músicas regionais nordestinas, destinadas à grande parte da população residente na baixada santista, originária do norte/nordeste brasileiro.

Às sete, eu saía do estúdio da “Atlântica” e entrava no estúdio da rádio “A Tribuna”, no mesmo andar, onde dividia microfones com Dedé Gomes na apresentação de um radiojornal, até as oito horas.ed_galeria Quando me casei, em setembro de 1975 (faz tempo, hein?) eu estava na Sociedade Rádio Cultura São Vicente, de Paulo Jorge Mansur, ex-deputado federal, morto em 2007, aos 91 anos de idade. Os estúdios ficavam em Santos, na praça da Independência. Na foto acima, a seta, em amarelo, aponta o local.

Eu e minha mulher fomos morar em uma quitinete mobiliada, em São Vicente, município vizinho. “Mobiliada” é modo de dizer, mas, enfim, o minúsculo apartamento ficava de frente para a praia do Gonzaguinha, em São Vicente, cujo aniversário de fundação transcorreu no último dia 22 de janeiro.

Até setembro de 1977 moramos ali graças a Paulo Mansur, meu fiador no contrato de aluguel. Trabalhar em rádio, naqueles tempos, não era visto com bons olhos, mas o “aval” do patrão mudava tudo. Sempre fui grato a ele, por isso.

Abaixo, foto capturada do Google Maps. Embora eu a tenha copiado hoje, a imagem é de fevereiro de 2011. Precisei “quebrar a cabeça” para encontrar um ângulo que favorecesse a descrição, mas dá para se ter uma boa ideia do lugar. Com algum esforço, você vê (à direita) o número 34 do edifício Costa Atlântica, onde morei. À esquerda, a praia. Nota-se que o local continua bonito.gonzaguinha

Na rádio Cultura conheci um menino, ainda, cerca de 16, 17 anos, que já despontava como um talento para negócios e, também, diante do microfone. Lembro-me do “status quo” do garoto, imbatível corretor de anúncios da rádio. Pedro Emílio Ruiz Baldez, de quem fiquei amigo em pouco tempo. Pena que o destino, às vezes, nos separa de pessoas que admiramos.

pedro_emilio_ssz

“Pedrinho” (à esquerda, já nem tão menino assim), jornalista, hoje é empresário do setor de comunicação. Ora em Santos, ora em Minas, não sei aonde estará neste momento.

Depois que saí da rádio Cultura de São Vicente, em 1977, vim para São Paulo, capital.

Nunca mais vi a nenhum dos filhos de Paulo, mas, claro, soube que Beto Mansur seguiu os passos do pai, na radiodifusão e na política.

Depois de ser eleito e reeleito para a prefeitura municipal de Santos —de 1997 a 2004—,  agora exerce mandato de deputado federal.

Beto e Gil (mais este), administram as rádios AM e FM e a emissora de televisão, afiliada ao SBT. Tenho um amigo, Júlio Cesar Aredes Theodoro, que mora em Santos atualmente e grava chamadas para a TV dos Mansur.

Do rádio santista guardo boas lembranças profissionais e pessoais, acumuladas ao longo da carreira. Os ouvintes mantinham relação de amizade com os apresentadores; em alguns casos, éramos “de casa”.

Puxando pela memória eu teria muitas histórias para contar; quem sabe, em outra ocasião. Hoje, quis apenas registrar os aniversários de Santos e, embora tardiamente, de São Vicente, município considerado a Cellula Mater da Nacionalidade.

*** *** ***

Conheça a origem da expressão Cellula Mater da Nacionalidade, pela qual São Vicente/SP é conhecida. Aqui.

Meu amigo mais antigo, do meio radiofônico, conheci em Santos. Uma amizade de 40 anos, completados em novembro de 2012. Aqui.

_____________________________

 Imagens: Santos,. SP – link / Praça da Independência, Santos, SP – link / Praia do Gonzaguinha, São Vicente, SP, obtida através do Google Maps – link / Pedro Emílio Ruiz Baldez - link