CONTATOS, INCLUSIVE ASSESSORIAS DE IMPRENSA:
FALE CONOSCO!

Navegue à vontade

Na coluna à direita, logo abaixo das postagens preferidas do leitor, está o ZAPPING. Através dele você tem acesso direto às noticiais do dia, nacionais e internacionais, além de informações sobre quase tudo. ZAPPING. Uma central de notícias e entretenimento em que você escolhe o que quer.

29 de abril de 2013

AH, MAS QUE SURPRESA! DEU EIKE BATISTA NO MARACANÃ

bilhar

A bola mais cantada da vez entrou entrou lisa na caçapa. Não, não estou falando de snooker ou como dizemos em Português, sinuca.

Apesar da retórica utilizada no parágrafo, o assunto aqui é futebol. Mais precisamente, a licitação para explorar o Maracanã. Portanto, como você vê, não existe ligação visível entre sinuca e futebol, apesar de as duas modalidades precisarem de bolas para serem praticadas. A não ser, talvez, que o elo se dê através da “malandragem” que sempre caracterizou uma partida de sinuca e que parece estar presente nessa “vitória” de Mr. X.

A “malandragem” não é criação minha. No site Mundo Estranho, da Editora Abril, é possível saber a diferença entre snooker (sinuca) e bilhar. Bilhar não tem caçapa. Reparou, agora, na foto acima? Pois bem, a redação lembra, ainda, que ao chegar ao Brasil, no início do século XX, a sinuca (com caçapa) logo despontou como jogo preferido da malandragem, sempre disposta a faturar umas cervejas a mais sem muito esforço. Explicada a origem do “malandro” na citação acima, vamos em frente.

Eike Batista levou a melhor e vai administrar o Maracanã por longos 35 anos. Para tanto, o bilionário deve dispor de 155 milhões de reais, em parcelas de 5,5 milhões por ano. Parece muito? É, de fato, bastante dinheiro, mas não é muito, diante do potencial do estádio.

Para efeito de comparação, a Sociedade Esportiva Palmeiras está fechando um contrato de naming rights (direito ao nome) da Arena Palestra, cuja reforma está em andamento. Com as obras temporariamente paralisadas, devido a um lamentável acidente que matou um operário, a Arena, quando pronta, será entregue ao grupo segurador Allianz para ser explorada durante 20 anos. Pelo direito, a seguradora vai pagar cerca de 300 milhões de reais. Abaixo, montagem projetando o estádio pronto.

 

Viu, que coisa? Pelo Maracanã o grupo de Eike Batista vai pagar 155 milhões e poderá deter os direitos de exploração comercial do estádio durante 35 anos. Repito, pela Arena Palestra a Allianz vai pagar 300 milhões e poderá gerir os negócios do estádio por duas décadas. Quinze anos menos que o negocião de Eike!

Se, em qualquer parte do mundo, alguém falar para um estrangeiro sobre o Maracanã, ainda que ele não saiba nada de futebol já terá ouvido falar do estádio brasileiro, na cidade maravilhosa. É bom frisar que a dimensão do estádio já ultrapassa a imagem do Rio de Janeiro e se firma como um dos ícones do nosso país-maravilha. Ou seja, é muita coisa.

Com a maior boa vontade do mundo, talvez na Itália (e olhe lá) alguém terá ouvido falar do Parque Antárctica, agora Arena Palestra, ou Arena Allianz. E mesmo assim, na Itália talvez se tenha ouvido falar do assunto por causa do time, Palmeiras, cuja origem está ligada aos “oriundi”, ou seja, imigrantes oriundos de várias regiões italianas.

Trocando em miúdos, a marca Maracanã é infinitamente mais valiosa do que a marca Palmeiras, Palestra ou seja lá o nome que venha a ter o estádio do time paulistano. Como sou ruim de contas e não sei nada de marketing (né?) vou ter que fazer cara de conteúdo e arregalar os olhos para dar a impressão de que entendi tudo.

Mas, por favor, alguém me explica essa “barbada”? Eeeepaaa! Já estou misturado bola com turfe. Deve ser o susto.

Eu conhecia a máxima que ensina “dinheiro chama dinheiro” e talvez seja o caso de Eike Batista, mas você não fica com a sensação de que tem alguma coisa errada na história?

Nessas horas é que detesto ser burro. Eu, hein ?

*** *** *** *** ***

O “negócio da china” feito por Eike Batista está aqui

E o negócio do Palestra, que são outros trezentos, está aqui

A diferença entre bilhar e sinuca, com a “pitadinha” de malandragem, está aqui

 ______________

Imagens: Mesa de bilhar – link / Maracanã – link / Maquete Arena Palestra – link / Eike Batista - link