CONTATOS, INCLUSIVE ASSESSORIAS DE IMPRENSA:
FALE CONOSCO!

Navegue à vontade

Na coluna à direita, logo abaixo das postagens preferidas do leitor, está o ZAPPING. Através dele você tem acesso direto às noticiais do dia, nacionais e internacionais, além de informações sobre quase tudo. ZAPPING. Uma central de notícias e entretenimento em que você escolhe o que quer.

11 de setembro de 2013

IBOPE INTELIGÊNCIA: O PROBLEMA É DECIFRAR O RESULTADO

concurso

Imagine um concurso gastronômico que comparasse alfafa, minhoca e feijoada. Qual o prato vencedor, em sua opinião? A resposta, considerado o universo de seres humanos, seria óbvia.

Se eu fosse tão “cretino” quanto a jovem que pergunta à mocinha da academia “quanto pesa o peso de 5 quilos?” (comercial bacana da Vivo) e mudasse o universo para equinos, qual alimento venceria? Barbada, não é?

As minhocas, sem dúvida, seriam preferidas no universo dos peixes. Para concluir, o concurso não teria a menor coerência. Posso ser considerado radical, mas é isso o que parece ter sido feito em uma pesquisa da revista “Seleções”, em parceria com o “Ibope Inteligência”.

Decididos a identificar as "Personalidades de Confiança – Apresentadora”, pesquisadores questionaram 1.500 telespectadores. Ganhou, com 74% de preferência, Fátima Bernardes, da Globo. Na segunda posição ficou Silvio Santos (69%), seguido por Serginho Groisman (64%), que aparece na terceira colocação.

Concordo com a preferência do público em relação à Fátima Bernardes como personalidade de confiança, no quesito apresentadora de programa jornalístico, no estilo variety, que mescla notícia, prestação de serviços e entretenimento.

Aparentemente, o problema dos pesquisadores teria sido jogar na mesma “caçarola” Silvio Santos e Serginho Groisman, cujos programas não se enquadram na modalidade do “Encontro com Fátima Bernardes”.

Tomando como exemplo a hipótese estapafúrdia que aventei, no início, fica a impressão de que a pesquisa considerou alhos e bugalhos como a mesma coisa ao incluir Silvio Santos e Serginho Groisman na categoria “Personalidades de Confiança – Apresentadora”.

Não creio que foram incluídos. Caso contrário, eu seria obrigado a perguntar: “Seleções” e “Ibope Inteligência” ficaram malucos?

Silvio Santos é, sem dúvida, o “animador de programas de auditório” mais popular do país. O “Peter Pan” Serginho Groisman, sessentão, é o mais acreditado apresentador de programas juvenis de todos os tempos, até esta parte. Diante das evidências, prefiro acreditar que a informação foi mal redigida.

Extraída de reportagem veiculada pelo site Comunique-se, que primeiro cometeu o deslize, o recozido não foi revisado, para evitar mal entendidos. De que adiantam pesquisas se os resultados, depois, são divulgados dessa forma?

Veja que o equívoco foi reproduzido no link Fátima Bernardes é a apresentadora mais confiável, diz pesquisa

Perguntas “cretinas”, para encher linguiça. O ótimo comercial da Vivo, abaixo.

*** *** *** *** ***

Fontes: http://adnews.com.br - http://portal.comunique-se.com.br/ Fotos: Fátima BernardesSilvio SantosSerginho Groisman / Montagem: alfafaminhoca - feijoada