CONTATOS, INCLUSIVE ASSESSORIAS DE IMPRENSA:
FALE CONOSCO!

Navegue à vontade

Na coluna à direita, logo abaixo das postagens preferidas do leitor, está o ZAPPING. Através dele você tem acesso direto às noticiais do dia, nacionais e internacionais, além de informações sobre quase tudo. ZAPPING. Uma central de notícias e entretenimento em que você escolhe o que quer.

23 de setembro de 2013

O RÁDIO RECORDA A TV COM “DOIS DIRETORES EM CENA” E O FAZ MUITO BEM

travesso_tuta

“Dois diretores em cena”. Título de um quadro de cinco minutos, aproximadamente, apresentado de segunda a sexta-feira, em algumas edições diárias, na rádio Jovem Pan AM, de São Paulo. Os dois diretores são Antônio Augusto Amaral de Carvalho e Nilton Travesso. O primeiro é presidente do grupo Jovem Pan e filho de Paulo Machado de Carvalho, fundador da TV Record. Mais conhecido como “Tuta”, esteve à frente de alguns programas famosos da TV Record. Entre eles, Família Trapo, Hebe, Jovem Guarda, Esta Noite se Improvisa, Show do dia 7, os inesquecíveis festivais de música popular brasileira e muitos outros que marcaram época. Travesso é um dos grandes diretores da TV e viveu, ao lado de Tuta, essa fase inesquecível do passado grandioso da Record e da própria televisão brasileira. Tuta e Travesso conversam durante o programa e evocam personagens e histórias daquela época. A proposta é cumprida integralmente. “Dois diretores em cena” transformam-se em palco documental da TV brasileira, onde ambos apresentam para o ouvinte grandes nomes da televisão. Alguns, em cartaz até hoje. O detalhe a ser destacado é o estilo informal da conversa entre Tuta e Travesso, como fazem dois amigos durante um bate-papo. Testemunhas oculares dos fatos, Tuta e Nilton Travesso revivem passagens saborosas. Usando trechos de entrevistas e depoimentos, enriquecem o conteúdo do programa a ponto de transformar “Dois diretores em cena” em arquivo vivo da história televisiva deste país. Nesta segunda, 23 de setembro, por volta de 11h30, ouvi o quadro. O tema era Agnaldo Timóteo, apresentado como cantor e, claro, como político. Um perfil rápido e interessante, revelando coisas que geralmente não ganham destaque na mídia, mas que não escapam ao olhar atento dos dois diretores. Imagino que algo semelhante pode ser feito em relação ao rádio. Inclusive adotando o mesmo despojamento na forma de apresentação. A simplicidade afasta o ranço do historicismo pedante que costuma acometer quem apresenta esse tipo de programa colocando-se acima dos fatos, mais importantes. Predecessor da TV, o rádio começou no Brasil três décadas antes e tem passagens interessantes e desconhecidas do público. Por que não contá-las?

*** *** *** *** ***

Este link remete à página dedicada ao programa, no site da Jovem Pan. Aliás, falta a informação dos horários em que o quadro é apresentado na programação da emissora. Clique em Dois Diretores em cena, escolha um dos temas disponíveis em podcast e divirta-se.

Foto: Nilton Travesso e Tuta