CONTATOS, INCLUSIVE ASSESSORIAS DE IMPRENSA:
FALE CONOSCO!

Navegue à vontade

Na coluna à direita, logo abaixo das postagens preferidas do leitor, está o ZAPPING. Através dele você tem acesso direto às noticiais do dia, nacionais e internacionais, além de informações sobre quase tudo. ZAPPING. Uma central de notícias e entretenimento em que você escolhe o que quer.

24 de outubro de 2013

POBRE RÁDIO PAULISTA. MENTES OU ESTÁS EM MÃOS INCOMPETENTES?

“O rádio atravessa fase financeira dificílima, razão pela qual são necessários cortes no quadro de funcionários.” A frase, atribuída a diretores de emissoras de rádio de São Paulo, tem servido de escudo e razão para as mudanças que presenciamos no rádio. A perda de receita publicitária, segundo esses diretores, tem sido assustadora e justifica a redução da folha de pagamentos. Os maiores salários estão sendo reduzidos e, quando não existe acordo entre as partes, a demissão é a única saída. A coisa está feia…

cleber_off-tube

O parágrafo inicial tem, apenas, o objetivo de contextualizar o comentário a seguir. Senão, vejamos: faz alguns anos que os empresários têm se queixado da queda no faturamento comercial. Paralelamente e por causa disso, dizem, a adoção da transmissão de futebol off-tube (via televisão) se tornou obrigatória. Hoje, na maioria esmagadora das partidas, narradores e comentaristas ficam no estúdio da rádio e assistem à partida pela TV. Apenas os repórteres, mas nem sempre, vão ao estádio. Até a televisão faz isso.

Houve uma grande redução de custos operacionais que incluíam reserva de canais do satélite da Embratel, logística —transporte, estadia e alimentação da equipe, viaturas para conduzir os equipamentos até o local da partida— reserva de linhas telefônicas no estádio para a transmissão, técnicos para preparar as linhas, microfones, cabos, amplificadores, equalizadores e todo o aparato necessário para a transmissão. Acrescentem-se a isso as horas extras despendidas nessa operação, antes e depois dos jogos. E quando eram jogos noturnos o trabalho de desmontagem do “circo” se estendia até altas horas e obrigava o pagamento de adicional, após as 22 horas.

Tudo foi simplesmente cortado da planilha de custos. Mesmo assim, os empresários continuaram chorando as pitangas. Como uma coisa leva à outra, os cortes agora atingem funcionários de outros departamentos. E toma “passaralho”. E rolam cabeças.

A modernização tecnológica tem permitido instalações reduzidas e equipes cada vez menores. “Enxutas”, afirmam os responsáveis, com aquele risinho safado, irônico e característico dos calhordas que tentam justificar o injustificável. E veja que falamos apenas do futebol. Em todos os demais departamentos de qualquer emissora de rádio houve assustadora redução de pessoal. Com o advento da Internet, com tudo à mão, os empresários deitaram e rolaram. Agora, por ironia, a Internet está tirando o sono deles. Mas há pontos inconsistentes na história patronal.

Agora, ao ler uma notícia no site Tudo Rádio, sobre o programa que o canal por assinatura Sportv produziu recentemente, em homenagem aos grandes narradores do rádio, vi uma informação que contradiz, por completo, a cantilena carpideira do rádio paulista.

Vá ao link apontado a seguir e veja. Alguém está mentindo. Ou, pior, a direção paulista de emissoras de rádio é incompetente. Caso você não tenha assistido ao programa a que me referi, aproveite e veja-o também. Ele está disponível na página do Sportv em que você vai chegar. Deixe, lá, um comentário sobre o erro grosseiro cometido pelo programa; o deslize foi divulgado nas redes sociais, mas permanece errado.

pedros_trocados Aos dois minutos e 55 segundos, do vídeo, ao falar de Pedro Luiz (em alusão ao saudoso Pedro Luiz Paolielli, narrador que fez notável carreira no rádio) a produção do Sportv pisa na bola e exibe a foto de Pedro Luiz Ronco, apresentador da Band FM paulistana. Este Pedro, nosso amigo, está vivo, graças a Deus, e faz um programa recheado de bom humor, entre seis e nove horas da manhã, com muito sucesso.

Quem sabe, depois de seu comentário a empresa providencie a correção, vergonhosa para uma emissora do grupo Globo. Clique em Companheiro do torcedor, rádio tem crescimento recorde de publicidade

*** *** *** *** *** 

Fonte: http://tudoradio.com - http://sportv.globo.com / Imagens: Off-tube (reprodução de fotograma de vídeo, aos 21 segundos)- Repórteres - GráficoPedro Luiz Paoliello e Pedro Luiz Ronco