CONTATOS, INCLUSIVE ASSESSORIAS DE IMPRENSA:
FALE CONOSCO!

Navegue à vontade

Na coluna à direita, logo abaixo das postagens preferidas do leitor, está o ZAPPING. Através dele você tem acesso direto às noticiais do dia, nacionais e internacionais, além de informações sobre quase tudo. ZAPPING. Uma central de notícias e entretenimento em que você escolhe o que quer.

5 de dezembro de 2013

ESTÁTUAS DA ILHA DE PÁSCOA VOLTAM A INSTIGAR A IMAGINAÇÃO

A característica cíclica da Internet, devido aos novos usuários que se integram diariamente à rede, cria o “fenômeno” de surpreender, de quando em quando, milhares —senão milhões— de pessoas no mundo inteiro. Fatos já divulgados na rede acabam vindo à tona de novo por causa dos internautas novatos maravilhados com as descobertas do dia a dia. A rede é, de fato, um universo a ser explorado, com bilhões de assuntos. O número não é exagero, pois reflete a grandeza das informações acumuladas na web. Muita coisa boa e muita coisa ruim. Fatos que merecem crédito e casos fantásticos que, além de assustar, não passam de afirmações mentirosas.

Lendas urbanas de todos os tipos aterrorizam pessoas suscetíveis, até que venham a cair em si e desconsiderar as “ameaças”. Atualmente, pararam os pedidos desesperados de ajuda a casais que tiveram filhos sequestrados ou desaparecidos em circunstâncias desconhecidas. Algumas fotos têm cinco, dez e até 15 anos, mas as pessoas repassam a informação como se tivessem acabado de acontecer.  Sem se darem conta de que estão “embarcando” em reedições de velhas correntes, acreditam que são novidades.

É o caso desta história sobre as estátuas de pedra da Ilha de Páscoa, localizada na costa chilena, em pleno oceano Pacífico. Está circulando na rede uma versão fantasiosa misturando fatos reais e suposições que vão desde experimentos extraterrestes a hipóteses absurdas de civilizações subaquáticas, desaparecidas há milênios. A imaginação fértil e a ingenuidade formam uma combinação poderosa que, neste caso, não chega a ser danosa, mas não custa saber da verdade. Até porque a verdade sobre a origem das estátuas da Ilha de Páscoa está longe de ter sido alcançada.

*** *** *** *** ***

Resgatei para você, o link de uma reportagem do programa global “Fantástico”, de 2012, sobre o assunto que começa a circular outra vez. Clique no link “Detetive Virtual investiga mistério das estátuas da Ilha de Páscoa

______________

Imagens: Ilha de PáscoaLendas UrbanasMundo submerso