CONTATOS, INCLUSIVE ASSESSORIAS DE IMPRENSA:
FALE CONOSCO!

Navegue à vontade

Na coluna à direita, logo abaixo das postagens preferidas do leitor, está o ZAPPING. Através dele você tem acesso direto às noticiais do dia, nacionais e internacionais, além de informações sobre quase tudo. ZAPPING. Uma central de notícias e entretenimento em que você escolhe o que quer.

11 de dezembro de 2013

MÁRIO SÉRGIO CORTELLA FALA DE ÉTICA E MORAL

Numa época em que tanto se fala de desvio de verbas do erário, suborno e corrupção, vale a pena colocar a ética e a moral em perspectiva. Não resta a menor dúvida de que, a continuar assim, o país de nossos sonhos vai demorar muito mais para se tornar realidade.

Os políticos, de maneira geral, com as exceções cada vez mais raras, são uma categoria surpreendente. Instalados no poder, sentem-se donos de um pedaço da pátria e, ao contrário do que deles esperamos, partem para a roubalheira desenfreada. Falcatruas de toda espécie passam a ser lugar-comum na vida de grande parte dos homens públicos.

Os conceitos de ética e moral, para eles, tornam-se meras figuras de retórica. Se apanhados em falta, negam com veemência, “indignados”, qualquer tipo de participação nos esquemas de ladroagem. Na maioria das vezes, protegidos pelo cargo, seguem imunes a punições e continuam roubando. A Justiça pouco faz e quando tenta encontra o obstáculo do legislativo que, movido pelo espírito de corpo, protege seus pares. Por mais doloroso que seja admitirmos, a responsabilidade por esse estado de coisas é nossa. Somos nós, através do voto, que os instalamos no poder.

cortella_programa_do_jo

Que tal darmos uma paradinha para reavaliar valores? Com esse objetivo, este blog foi buscar uma entrevista, já antiga, de Mário Sergio Cortella, filósofo, escritor, educador, palestrante e professor universitário. Natural de Londrina, Paraná, Cortella é figura conhecida. Com certeza você já o viu em algum programa de televisão de que habitualmente ele participa.

O vídeo abaixo, mostra a participação de Cortella no “Programa do Jô”. Com o sotaque característico da região paranaense, o entrevistado discorre sobre ética e moral, com bastante propriedade e um toque de humor. Embora bem humorada, a entrevista é profundamente séria e está classificada no rol daquelas que todos precisam ver. Considerando o horário avançado em que o programa foi exibido, na rede Globo, a gente repete a entrevista aqui. Depois de rir, pense no assunto. Se não fizermos nada, o futuro, para nós, pode não ter a graça que esperamos.

A entrevista tem direitos autorais protegidos pela rede Globo e não está disponível no Youtube. Chegar ao vídeo exige três passos fáceis de executar. O link conduz à página do “Programa do Jô”. Procure no menu entrevistas de A a Z, o nome de Mário Sérgio Cortela. Não utilize o box de busca. Por alguma razão desconhecida a tentativa resulta em erro. O menu está em ordem alfabética, não haverá problema para encontrar o professor. Clique sobre o nome e pronto. Vai dar menos trabalho do que você imagina.

Com duração de 22 minutos aproximados, a entrevista foi motivada pelo lançamento do livro “Qual é a tua obra?”, escrito por Cortella. Se você tiver tempo, assista na íntegra. Caso contrário, você pode adiantar o vídeo. O trecho sobre ética e moral começa aos 12 minutos e 38 segundos. Portanto, o tema dura mais ou menos nove minutos. Não é muito e vale a pena ver e ouvir o que o professor nos ensina. Clique aqui para chegar ao menu.

*Adendo: o leitor, amigo e colaborador Marcos Vinicius Gomes me mandou um link que remete diretamente ao vídeo. Se você preferir, use este atalho. As demais orientações quanto aos tempos do vídeo permanecem inalteradas: http://globotv.globo.com/rede-globo/programa-do-jo/v/professor-mario-sergio-cortella-lanca-livro/844221/

*** *** *** *** ***

Imagens: Congresso Nacional – Programa do Jô (reprodução)