CONTATOS, INCLUSIVE ASSESSORIAS DE IMPRENSA:
FALE CONOSCO!

Navegue à vontade

Na coluna à direita, logo abaixo das postagens preferidas do leitor, está o ZAPPING. Através dele você tem acesso direto às noticiais do dia, nacionais e internacionais, além de informações sobre quase tudo. ZAPPING. Uma central de notícias e entretenimento em que você escolhe o que quer.

29 de março de 2014

CNN USA MAL VELOCIDADE DA REDE E “MATA” PELÉ

A Internet, apesar de encurtar o tempo decorrido entre o acontecimento e a divulgação do fato, tem mostrado que a pressa continua sendo a maior inimiga da informação.

Na ânsia de serem os primeiros a noticiar, alguns veículos, inclusive grandes, cometem o erro básico de não checar sua veracidade. Os internautas, ao tomarem conhecimento de uma notícia, se encarregam de espalhar a informação pelas redes sociais. CNN-logoMesmo que esteja errada. É o preço da pressa.

Foi o que aconteceu nesta sexta-feira com a CNN—Cables News Network, TV a cabo fundada pelo empresário norte-americano Ted Turner.

ted_turner Conhecido como magnata da informação, cujos negócios se estendem, também, pela área cinematográfica, Turner é um dos maiores sócios do grupo de entretenimento Time Warner.

O alvo do equívoco foi o “Rei do Futebol”, Pelé. Usando o perfil criado no Twitter para o programa “New Day”, do grupo, a CNN publicou o post abaixo em que informava a morte de Edson Arantes do Nascimento, aos 74 anos.

Como era de se esperar, a notícia repercutiu rapidamente pelas redes sociais. Tão logo se conscientizou do erro, a CNN deletou o post e pediu desculpas pela falha, mas o estrago já estava feito.

CNN_mata_Pele

Todos querem ser os primeiros a noticiar algo importante, o chamado “furo”, mas o bom senso continua sendo fundamental. A pressa, em nome da primazia da informação, pode produzir efeitos indesejáveis como a “barriga”. A velocidade da rede não deve ser confundida com desatenção e irresponsabilidade. Embora a Internet divulgue muita bobagem, uma empresa jornalística que se preza não pode correr o risco agredir a credibilidade.

*** *** *** *** ***

A desatenção ou negligência na hora de checar a notícia. “Barriga internacional: CNN pede desculpas por anunciar a morte de Pelé” – Fonte: Portal Comunique-se

Imagens: Redes sociais / Ted Turner / CNN logo / Twitter-reprodução