CONTATOS, INCLUSIVE ASSESSORIAS DE IMPRENSA:
FALE CONOSCO!

Navegue à vontade

Na coluna à direita, logo abaixo das postagens preferidas do leitor, está o ZAPPING. Através dele você tem acesso direto às noticiais do dia, nacionais e internacionais, além de informações sobre quase tudo. ZAPPING. Uma central de notícias e entretenimento em que você escolhe o que quer.

3 de julho de 2014

A DEZ DIAS DO FIM DA COPA A VIOLÊNCIA NOS ESTÁDIOS VOLTA A PREOCUPAR

cronica_esportiva Há dez dias do encerramento da Copa do Mundo, cronistas esportivos começam a manifestar uma grande preocupação. Você acha que eles estão preocupados em ver a seleção brasileira na final? Não, nada disso.

O motivo da apreensão é a retomada dos campeonatos regionais, estaduais, nacional e Libertadores da América.

A crônica especializada estaria receosa de que os torcedores nativos refuguem os times locais, depois de terem visto o altíssimo nível do futebol mundial? Foi o que pensei quando ouvi um cronista dizer que se preocupava com a retomada das competições esportivas depois da Copa. Porém, meu pensamento foi interrompido pela justificativa da preocupação.

Parte dos comentaristas anda às voltas com uma grande dúvida: os estádios da Copa deverão ganhar alambrados, tão logo o Mundial termine? A maioria dos que colocam o ponto em discussão acha que sim. Entendem esses analistas que, com o fim da competição, as torcidas de todo o Brasil voltarão a frequentar os estádios com a selvageria de sempre.

É isso mesmo! Embora o assunto nem devesse ser cogitado, trata-se de uma preocupação legítima. Como sabemos, as torcidas que lotam os estádios da Copa não têm nada a ver com os torcedores brasileiros. É outro público.  

A dúvida que se levanta é razoável e, ao mesmo tempo, decepcionante, mas quem pensa dessa forma tem motivos reais para se preocupar. Imagine as torcidas uniformizadas, com sua costumeira violência, se instalando nas arquibancadas e botando terror sobre os adversários. Os estádios das cidades-sede foram feitos para receber as torcidas da Copa. De volta à rotina esportiva como vai ser? Esperava-se que um dos legados da Copa do Mundo fosse, justamente, a adoção do comportamento demonstrado pelas torcidas estrangeiras. Um exemplo de esportividade, fair-play e animação.

Finda a Copa, os estádios voltarão a ser “arenas” onde os torcedores extravasam frustrações e abrem válvulas de selvageria?

Se os os estádios da Copa ganharem alambrados, entendo que será dado o sinal verde para que as torcidas liberem a violência. Quem vai se responsabilizar por isso?

*** *** *** *** ***

Locais de origem das imagens: Crônica esportiva / Violência nos estádios / Cidades-sede da Copa / Torcedor ferido