CONTATOS, INCLUSIVE ASSESSORIAS DE IMPRENSA:
FALE CONOSCO!

Navegue à vontade

Na coluna à direita, logo abaixo das postagens preferidas do leitor, está o ZAPPING. Através dele você tem acesso direto às noticiais do dia, nacionais e internacionais, além de informações sobre quase tudo. ZAPPING. Uma central de notícias e entretenimento em que você escolhe o que quer.

18 de novembro de 2014

RÁDIO, DA GLOBO, NO RIO, SAI DO DIAL E VAI PARA A INTERNET PENSANDO NO FUTURO

A zero hora deste dia 18 de novembro, ocorreu uma mudança importante no rádio do Rio de Janeiro. As colunas especializadas anteciparam o fato há, pelo menos, três meses e vêm repetindo o alerta desde então —o que nos permite dizer que o ouvinte fluminense não foi apanhado de surpresa.

98,1 FM_globo rio A rádio Globo, do Rio de Janeiro, transmitia o sinal do AM 1220 Khz, pelos 89,5 Mhz em FM. Essa frequência era alugada da família do ex-governador paulista Orestes Quércia, já falecido. Decidida a não renovar o contrato, a Globo planejou transformar a rádio Beat 98 FM, do grupo, em radio web, para operar só na Internet. Dessa forma, a frequência 98,1 Mhz, do Sistema Globo de Rádio—SGR, seria utilizada para transmitir o som da Globo AM. O plano saiu do papel e começou a ser executado a partir do primeiro segundo de hoje.

Foi uma bela jogada, pois, além de se livrar de um custo fixo mensal elevado, o SGR vai desenvolver técnicas específicas para a plataforma virtual. A Beat é a primeira emissora que sai integralmente do dial para operar na Internet. Isso vai permitir testar, na prática, aplicativos para dispositivos móveis, que estão se popularizando cada vez mais.

sgr Quando a Internet estiver oferecendo, por padrão, mais velocidade de navegação e conexão estável na maior parte do território nacional, a Beat estará pronta para oferecer o rádio virtual inteiramente desenvolvido. O Sistema Globo de Rádio sai na frente, instalando um verdadeiro laboratório experimental, de olho no futuro. Afinal, o rádio está mais vivo do que nunca.

Para quem gosta de rádio e lamenta não ter ouvido o fim, no dial, da Beat 98 e a troca de frequência da Globo Rio, recomendo o blog “Radioamantes”, de Rodney Brocanelli. Ele disponibiliza um áudio sobre o momento da transição, que contou com vários nomes famosos da emissora saudando os ouvintes pelos 98,1. Clique no link “O fim da Beat 98 e a estreia da Rádio Globo Rio nos 98,1 FM (RJ)

radio_bit Daqui para a frente, ouça a rádio Beat 98, no link http://radiobeat.globoradio.globo.com/home/HOME.htm

Vale dizer que a Globo Rio de Janeiro, continua transmitindo normalmente o AM pelos 1220 Khz tradicionais.

*** *** *** *** *** ***